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As oficinas da TAP M&E Brasil

A TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. possui o maior e mais completo parque de oficinas aeronáuticas da América Latina. Suas oficinas estão certificadas para mais de 17.000 componentes, graças, entre vários fatores, a parcerias estratégicas com empresas como a Honeywell, Northrop-Grumman-Litton, Hamilton Sundstrand, Goodrich, e outras, das quais é repair authorized center. Essas oficinas são certificadas pela ANAC (Brasil), FAA (Estados Unidos) e EASA (Europa).

Aviônicos

Oficina de Navegação
Oficina de Radar e Comunicação
Oficina de Instrumentos
Oficina de Acessórios Elétricos
Oficina de Controles e Sensores

Motores e APUs

Oficina de Motores
Oficina de APUs

Acessórios Hidráulicos

Oficina de Hidráulicos
Oficina de Óleo e Combustível
Oficina de Pneumáticos
Oficina de Rodas e Freios

Acessórios Mecânicos

Oficina de Trem de Pouso
Oficina de Galvanoplastia
Oficina Mecânica
Oficina de Componentes Mecânicos
Oficina de Pintura
Oficinas Auxiliares de Revisão

Estruturas

Oficina de Estruturas Metálicas e Compostas
Oficina de Interiores
Oficinas Auxiliares de Revisão

Laboratórios

Laboratório de Calibração Mecânica e Elétrica
Laboratório de Análises Químicas e Metalográficas

Aviônicos

O maior complexo de oficinas de Aviônicos da América Latina é da TAP M&E Brasil, com os mais avançados bancos de provas e equipamentos de precisão – bancadas de teste ATE 900, Iris 2000, ITS 700 e STS 1000, além do ATEC- 6000, da EADS Test and Services, que capacita a empresa a realizar testes e reparos em aviônicos de aeronaves de última geração, como os Boeing B737-700/800/900 e B777-200/300, a frota Airbus A320, A330 e A340, além de aeronaves militares. Em agosto de 2006, iniciou a operação da bancada de teste e manutenção dos novos sistemas EGPWS (Enhanced Ground Proximity Warming System) - que realiza testes e reparos nos componentes Mark V e Mark VII de aviões comercais.

Somente em Porto Alegre, são mais de 3.900m² de oficinas, onde são reparados todos os componentes eletro-mecânicos das aeronaves. Alguns procedimentos também são realizados no Rio de Janeiro. Este complexo conta com as seguintes oficinas:


Oficina de Navegação - trabalha com os sistemas de navegação inercial de longa distância (INS, Ômega, IRS), curta distância (ADF, VOR, ILS) e de gerenciamento de posição (TCAS).
Oficina de navegação


Oficina de Radar e Comunicação - realiza serviços nos sistemas de rádios e equipamentos de transmissão, como VHF, HF, radares, antenas, transponders, radio-altímetros, EHSI, EADI e sistemas de entretenimento de bordo Sony e Matsushita.


Oficina de Instrumentos - repara sistemas eletro-mecânicos (altímetros, velocímetros, giroscópios, HSI, ADI – Air Data Instruments e outros), INUs (Honeywell e Litton), piloto automático, FMS (Honeywell, Smiths) e com os gravadores de vôo CVR (cockpit voice recorder) e FDR (flight data recorder).


Oficina de Acessórios Elétricos - faz a manutenção dos equipamentos que compõem os sistemas de atuação elétrica das aeronaves: geradores, atuadores, switchers, relés, fornos, luzes de pouso e outros equipamentos semelhantes.


Oficina de Controles e Sensores - trata dos sistemas de geradores de controle, sistemas anti-skid, sensores / controle de vôo, baterias e carregadores, e painéis de controle.

Motores e APUs

Estas oficinas estão capacitadas e certificadas para reparar todas as partes rotoras em APUs e motores da aviação regional, autorizadas da Honeywell e Hamilton Sundstrand.


Oficina de Motores - realiza a manutenção de motores T56, e Pratt&Whitney 118, 118A, 125B 120 e 121.

Oficina de APUs - autorizada para equipamentos Honeywell GTCP85 (séries), GTCP331-200ER, GTCP36-150A/AA, GTCP131-9B, GTCP660-4 e TSCP700, e equipamentos Hamilton Sundstrand APS500 T62-T-40C11.

Acessórios Hidráulicos


Oficina de Hidráulicos - dedicada à manutenção de atuadores, válvulas, reservatórios de fluidos e atuadores de trens de pouso, conta com bancos de teste de atuadores que utilizam o fluido hidráulico Skydrol para examinar atuadores de pilotos automáticos, servo-válvulas e servo-atuadores e outros sistemas.

Aqui são realizados testes de atuadores de trem de pouso, portas e superfícies, comandos e válvulas hidráulicas.


Oficina de Óleo e Combustível - conta com um dos mais modernos bancos de testes de injetores, com capacidade para testar todos os tipos de injetores utilizados em turbinas, desde APUs até motores de última geração, como os utilizados nos Boeing 777.


Oficina de Pneumáticos - trabalha com válvulas pneumáticas, atuadores, starters, ACM (Air Cycle Machines), trocadores de calor, unidades de refrigeração, sistemas a vácuo nos lavatórios, sistemas internos de distribuição de oxigênio (máscaras, filtros, válvulas), entre outros.


Oficina de Rodas e Freios - o Centro de Manutenção de Porto Alegre é certificado para reparos, testes e inspeções nas rodas dos EMB-120, Fokker 50, Boeing 727 e 737.

No Centro de Manutenção do Rio de Janeiro são reparadas as rodas das aeronaves Boeing 727, 737, 747, 757, 767 e 777, MD-11 e DC-10. Também são reparadas as rodas das aeronaves BBJ, A300, A310, A320, A330, A340, ERJ 135, ERJ 145, EMBRAER 170, EMBRAER 190, Legacy e ATR42.

 

Acessórios Mecânicos


Oficina de Trem de Pouso - faz a revisão e restauração das partes estruturais de trem de pouso, como os sistemas de fixação e atuação com as peças que, juntamente com rodas e pneus, formam os conjuntos de trens de pouso, certificada para revisão geral dos trens da linha B727, B737, B737NG, B747, B767, DC-10, MD-11, BBJ, EMB120, ERJ145, EMBRAER 170, EMBRAER 190, Legacy, Fokker50, ATR42.

Aqui se usa a retífica Griffon GTW-U3 e o torno Geminis GE-1600S, equipamentos de última geração, que permitem reparar quaisquer conjuntos de trens de pouso de aeronaves comerciais de grande porte.


Oficina de Galvanoplastia - realiza o tratamento galvânico de peças de grande e pequeno porte, entre outros serviços semelhantes.

A finalidade pode ser a reconstituição de espessuras, recomposição de dimensões ou proteção superficial das peças.


Oficina Mecânica - além da retífica Griffon e do torno horizontal Geminis, esta oficina ainda conta com o torno vertical Dörries para executar a retífica e usinagem de peças de grande porte.


Oficina de Componentes Mecânicos - há uma longa lista de componentes que são revisados nesta unidade.

Entre os mais importantes, estão as caixas de transmissão, escadas retráteis, carrinhos de flap, trilhos de flap, cabos de controle, sistemas de drenagem de lavatórios, unidades de força centrais e outros.


Oficina de Pintura - pinta aeronaves de qualquer modelo, inteiras ou suas partes, restaura aeronaves clássicas, personaliza, revitaliza e aplica adesivos.


Oficinas Auxiliares de Revisão - dedicadas aos processos especiais, como limpeza, NDT, soldas, tratamentos de superfície, balanceamento de rotores e usinagem, entre outros serviços que são prestados às oficinas principais.

Estruturas


Oficina de Estruturas Metálicas e Compostas - é certificada para executar todos os serviços de reparos e manutenção em estruturas metálicas (convencionais) ou avançadas (composites) de aeronaves da Embraer, Fokker e Boeing.

Flaps, slats, rudders, lavatórios, radomes, cowlings e os fairings de junção fuselagem/asas são algumas das partes mais trabalhadas.


Oficina de Interiores - realiza reparos e modificações dos interiores, incluindo poltronas, janelas, divisórias, galleys, serviços de tapeçaria etc., que causam grande impacto para a opinião final do passageiro.

Também está capacitada a criar novos interiores: padronagens de bancos e revestimentos internos, divisórias, identificação visual de interiores, novos layouts internos de aeronaves podem ser criadas sob medida.


Oficina de Equipamentos de Emergência - cuida dos equipamentos de segurança, como as escorregadeiras de emergência, que mesmo sem ser utilizadas, a cada três anos passam por uma completa desmontagem e revisão.

Máscaras de oxigênio, extintores de incêndio, garrafas de oxigênio, as escorregadeiras, os botes e outros sistemas cruciais são revisados nesta oficina.

Laboratórios

Laboratório de Calibração Mecânica e Elétrica - segue com rigor as normas do NIST (Instituto Norte-Americano de Padrões e Tecnologia) e do INMETRO Brasileiro. Aqui se faz calibração mecânica (testes de pressão hidráulica e pneumática, metrologia dimensional, aferição de temperatura e torque) e elétrica (verificação de voltagem e correntes AC / DC, resistência, freqüência, capacitância e indutância).

Seus sistemas de teste estão entre os mais avançados do mundo.

Laboratório de Análises Químicas e Metalográficas - é uma área de apoio às diversas oficinas.

Levanta e fornece informações relevantes quanto à condição físico-química dos materiais que estão sendo manipulados nessas oficinas, avaliando seu grau de corrosão, inflamabilidade, condutividade etc.

As análises metalográficas identificam fraturas, ligas magnéticas, e tratamentos térmicos em ligas de alumínio e aço.

Faz, ainda, testes não destrutivos com peças, visando a detecção de falhas, sua delaminação, medindo, também, as camadas e a contaminação por líquidos.